Texto curatorial de parede da Mostra “Em Residência: Bauru”

Por Regilene Sarzi

Sejam bem vindes à mostra do projeto “Em residência: Bauru”. A exposição é composta de obras de nove artistas, Marilia Vasconcellos, Marcelo Bressanin, Edmar Almeida, Aran Carriel, Julia Nogueira, Jeff Barbato, Filipe Vinicius Lea Plaza, Felipe Cruz e Victor Harabura.

Marilia, Marcelo, Edmar e Aran participam do projeto como artistas convidados e Julia, Jeff, Filipe, Felipe e Victor foram selecionados a partir de uma convocatória pública para artistas da cidade, que inscreveram seus portfólios e uma proposta de criação a partir do tema, a cidade de Bauru. Todos os nove artistas produziram obras inéditas e específicas durante a residência, as quais vocês podem conhecer nesta mostra.

O projeto “Em residência: Bauru” participou da seleção do programa Proac Editais 2019 – Produção de exposição de exposições inéditas em artes visuais, composto por critérios como pertinência, relevância, qualidade e contemporaneidade temática presentes antes mesmo da realização da mostra, ou seja, na proposta selecionada que já expressava sua potencialidade de diálogo e reflexão plástica e artística para com a cidade.

Se cabe destacar um elemento, entendemos que a linguagem artística – site specific – é algo a ser considerado uma vez que esta nasce da imersão no tema – a cidade de Bauru – sua paisagem urbana, arquitetura, praças, ruas e avenidas, seus rios, as pessoas que aqui vivem, sua história e estórias. Dessas surgem pesquisas, investigações, visualidades e reflexões traduzidas em obras específicas, materializadas sobre papel, madeira, barro, objetos, vídeo e toda sorte de suportes e técnicas – escultura, gravura, fotografia, vídeo, música, assemblages, colagens. O processo de criação revela o convívio no ateliê cujo aprendizado alquímico, transforma não só matérias brutas em obras de arte, mas também sujeitos criativos em artistas sensíveis, que despertam desse encontro imersivo com a cidade, com outros artistas e consigo mesmo.

Neste sentido, a metodologia envolveu cada artista, à sua maneira, em um procedimento em comum: a deriva e a circulação pela cidade em busca do invisível, do intangível que se mostrasse parte da construção de sentido que cada um desejava expressar. Assim temos relatos de caminhos percorridos de bicicleta, ônibus, a pé e de regiões a regiões distintas e longínquas da cidade, até os encontros no ateliê coletivo sediado pelo CEU das Artes, localizado na região do Geisel, em Bauru.

Mas a pandemia do COVID-19 chegou na primeira quinzena de março de 2020, após as quatro semanas de trabalho no ateliê e o isolamento impactou o projeto provocando uma lacuna, um vazio, entre o tempo de produção e o tempo de exibição das obras – dez meses. Superada a questão temporal, e sem perder a conexão, os artistas exibem aqui suas obras as quais carregam a potencialidade dos caminhos percorridos, das conversas no ateliê e dos resultados plásticos de cada um e do grupo/coletivo.

Nestes meses, depois de tantas mudanças, perdas e incertezas as obras que podemos conhecer nessa mostra são fruto de um complexo processo criativo que se alimentou da mobilidade, da deriva e do nomadismo para conhecer Bauru e revelar outros olhares e perspectivas sobre a cidade sem limites. No entanto, o isolamento, o fechamento de fronteiras e a ruptura da mobilidade é um marco destes tempos difíceis que nos fazem refletir sobre o quanto a mostra “Em residência: Bauru” é ao mesmo tempo, metáfora e espelho de uma curiosa contradição contemporânea: embora isolados, somos hoje mais do que nunca, seres hiperconectados.

Boa fruição!!

Bauru, janeiro de 2021


EM RESIDÊNCIA: BAURU

Projeto contemplado pelo Edital ProAC 10/2019 – Produção de Exposições Inéditas de Artes Visuais

FICHA TÉCNICA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO / SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA

João Doria

Governador do Estado

Rodrigo Garcia

Vice-Governador do Estado

Sérgio Henrique Sá Leitão

Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado

Cláudia Pedrozo

Secretária Executiva de Cultura e Economia Criativa do Estado

Frederico Mascarenhas

Chefe de Gabinete de Cultura e Economia Criativa do Estado

EQUIPE “EM RESIDÊNCIA:BAURU”

Proponente: Aubre da Silva Idesti (DJ Ding)

Produção executiva: Marilia Vasconcellos

Produção: Marcelo Bressanin

Acompanhamento crítico-curatorial: Regilene Sarzi Ribeiro

Artistas convidados: Aran Carriel, Edmar Almeida, Marcelo Bressanin e Marilia Vasconcellos

Artistas selecionados: Felipe Cruz, Filipe Lea Plaza, Jeff Barbato, Julia Nogueira e Victor Harabura

Identidade visual e diagramação digital: Paulo Sandrini

Assessoria de imprensa: Rodrigo Carvalho

Registros fotográficos, website e tour 360: Marilia Vasconcellos

Registros e edição em vídeo: Edmar Almeida

Captação e edição sonora: Marcelo Bressanin

APOIO

Prefeitura Municipal de Bauru

Estação Cidadania – Cultura (CEU das Artes)

Laboratório de Estudos da Imagem FAAC Unesp Bauru (labIMAGEM)

AGRADECIMENTOS

Secretaria Municipal de Cultura de Bauru

Galeria Municipal “Angelina Waldemarin Messemberg” (Bauru)

Equipe ProAC Editais